segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Dinâmica das caixas

Lc 14,25-33

1 – Coloque várias caixas em cima da mesa e, ao lado, algumas palavras como: brincar, passear, ir ao shopping, lanchar, jogar vídeo-game, cantar, dançar, usar o computador...
2 – Pergunte quais daquelas palavras eles apontariam como as melhores e vá colando as mais pedidas, uma em cada caixa.
3 – Proponha o desafio: “Quem conseguirá empilhar nos braços e carregar o maior número de caixas?”. Cada um pegará as caixas que mais lhe agradam.
4 – Quando o terceiro ou quarto participante estiver carregando as caixas, apresente uma caixa de bombons e pergunte: “E agora? Como você fará para conseguir abrir esta caixa e comer um bombom?” (O participante deve chegar à conclusão que terá que abandonar todas as outras caixas em troca daquela).
Variação desta dinâmica: em vez de caixas podem usar bolas.

Conclusão: Às vezes, Deus nos pede para deixarmos algumas coisas de lado, para que possamos experimentar aquilo que Ele quer fazer por nós. Às vezes, as coisas que temos de deixar são até boas, mas confiamos que o que Deus tem a nos dar é muito melhor. Por exemplo: Será que poderíamos deixar um pouquinho de lado algumas dessas coisas (caixas) para ler a Palavra de Deus? Quem pode dar um exemplo?

Deixar que os catequizandos sugiram o que poderiam fazer de concreto para reservar um tempo para a escuta da Palavra de Deus. O que poderiam deixar de lado?

Fazer uma breve oração pedindo a Deus que confirme este propósito.

Fonte: Encontro de formação do pré-catecumenato infantil “Alegria! Alegria! Tá na hora de brincar com Jesus”.

Um comentário:

  1. muito legal essa dinâmica...simples, mas profunda!! Grande abraço, já com cheiro natalino!!

    ResponderExcluir