segunda-feira, 18 de março de 2013

Dinâmica para o tempo quaresmal

“Não são mais santos os que cometem menos faltas, mas sim os que têm mais coragem, mais generosidade, mais amor; os que fazem maiores esforços sobre si mesmos e não têm medo de escorregar, cair e até manchar-se um pouco, contanto que avancem.” (Pe. T. Grou)

Deus nos ama incondicionalmente, independente de nossas qualidades e defeitos. Quanto mais pecadores somos, mais Ele nos ama. Fala-se muito de nosso amor a Deus e pouco do muito que Deus nos ama. São Paulo deu essa grande notícia aos romanos: “A vós todos que estais em Roma, amados de Deus” (Rm 1,7). Esse anúncio também é dirigido a nós, hoje.
“Se vos suceder cair em alguma falta, humilhai-vos e recomeçai, exatamente como se não tivésseis caído. A fraqueza não é um mal grande, desde que tenhais a grande coragem de vos levantar  pouco a pouco.”(São Francisco de Sales). Desanimamos diante de nossas faltas ou porque desconhecemos a misericórdia divina ou porque exageramos a nossa fraqueza.

Material: texto impresso
Atividade: Faça duas listas: uma com seus defeitos e outra  com suas virtudes. Agora, procure colocar em ordem decrescente, do defeito que mais atrapalha o seu crescimento na amizade com Deus e da virtude que tem maior capacidade de combater esse defeito. Vá escrevendo ao lado de cada defeito, a virtude que poderá ajudá-lo nesse combate espiritual. Ao final, peça a Deus a força para vencer suas dificuldades através de oração espontânea e canto final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário